Future Têxtil 2019 - Circuito de Impressão Digital Têxtil

Data: 10 a 12 de Julho, das 13h às 18h30 / 13 de Julho, das 10h30 às 15h10 | Localização: Espaço Future Têxtil - Rua M 070

O Circuito de Impressão Digital Têxtil é um espaço interativo e destinado a todos aqueles que desejam aprender mais como funciona o processo por trás da confecção de produtos têxteis e que utilizem a impressão digital. Os visitantes serão guiados por todo o circuito e seus 7 pilares, tendo início na pesquisa de mercado e o término no acabamento do produto. Durante o tour os visitantes terão acesso a conhecimento e ferramentas utilizadas por grandes empresas e que estão por trás da construção de um produto de qualidade, assim como também a vivência, na prática, das tecnologias de impressão digital têxtil disponíveis e suas respectivas aplicações.

O Circuito demonstra uma sequência de pesquisa, formatação, produção e acabamento de um produto impresso com tecnologia digital, esse esquema pode ser replicado nas empresas dos visitantes e reproduzido até mesmo em espaços pequenos, com velocidade e eficiência. 

Em anexo ao Circuito acontecerá o Fórum Future Têxtil, um ciclo de palestras 100% gratuitas abordando quatro importantes macro temas: Design de Estampas voltado para a Produção, Tendências e Tecnologias para a Indústria Têxtil, Estamparia Digital e Diversificação de Negócios no têxtil.

OBJETIVOS

  • Mostrar o processo de pesquisa, desenvolvimento e produção de uma estampa digital têxtil aplicada em moda, decoração ou comunicação visual;
  • Ser o ponto de convergência de informações tecnológicas de impressão digital e híbrida do mercado têxtil;
  • Ser um canal de conexão para o networking profissional e de visibilidade dos expositores e de seus produtos;
  • Ser o evento referência em aprendizado tecnológico, aquisição de informações de alto valor técnico e de atualização do mercado de estamparia digital têxtil.


A QUEM SE DESTINA


Empresários e profissionais de criação, desenvolvimento, produção e mercado da indústria têxtil de moda e vestuário, decoração, brindes e comunicação visual.


Curadoria do Circuito:

Herculano Ferreira e Pedro Dupláa - ArtZone 
Sarah Caldas – PanoRama
Yeda Monteiro e Vivian Perez - Informa Markets

Conselho consultivo:

Felipe Simeoni, Gerente de Marketing – Global Química & Moda

Getúlio Rocha Junior, Diretor – Instituto de Tecnologia Senai

Luiz Wagner, Coordenador do Comitê de Química Têxtil e Estamparia Digital – ABIT 

Maria Adelina Pereira, Superintendente do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário - ABNT

Nelson Pereira,
 Presidente – ABTT 

Paulo Cristelli, Gerente de Produtos – Focus Têxtil

Pedro Dupláa – Diretor Comercial | ARTZONE ARTE & TECNOLOGIA / DELPHOS

Sarah Caldas – Especialista em Engenharia e Agente Brasil | AVA CAD CAM GROUP / DELPHOS

13h50

Abertura dos Trabalhos pelo Presidente de Mesa

João Leodonio, Empresário | Pari Soluções em Sublimação - Proprietário da Pari Soluções em Sublimação. Graduado em Economia pela Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado, Tecnologia em Produção Gráfica pelo Senai Theobaldo de Nigris. Experiência de 11 anos no segmento gráfico tendo atuado com Gerente de Produção, Comercial e Financeiro de Gráficas Convencionais no ramo de Embalagens e Sublimação, Colaborador do Portal Infosign.net, Consultor, Palestrante e Atuou no Atendimento junto à Imprensa Oficial de Angola dentro do projeto Boas Impressões entre o SENAI-SP e o Governo Angolano.

14h00

BASES TÊXTEIS PARA IMPRESSÃO - Como se comportam as bases na impressão em tecido.

15h10

DO BRIEFING À PRODUÇÃO - Como transformar o briefing em um bem de consumo com valor percebido pelo público alvo.

• Analise do Briefing (Desenvolvimento de uma estampa partindo de um desenho feito a mão)
• Valorização da estampa manual dentro da estamparia digital. 
• Edição da imagem para transformar em produto.
• Resultados

Claudia M. T. Boucault, Designer Têxtil Canal Ateliê Marambi - Designer Têxtil na Empresa Panorama com ênfase em pintura manual de superfícies: tecido, papel, tela, seda, aquarela, madeira, entre outros materiais. Para criação de estampas digital localizada e corrida. Consultoria na empresa ACRILEX para testes e desenvolvimento de produtos. Criação de técnicas e Passo a Passo para programas de TV, Internet, Catálogos e Manual de Produtos. Canal no YouTube: Ateliê Marambi  com aulas e técnicas de pintura manual.

16h20

TENDÊNCIAS EM ESTAMPAS - Palestra de Inspirações 2020 II – Assintecal e Sebrae (cores, moda, inspirações e criação)

• Tema central da pesquisa baseado na palavra: ZEN
• Reconexão! 
• Vínculo e tempo para reestabelecer o equilíbrio.
• Simplicidade, humanidade, natureza, leveza e conceitos com força sintética.

Walter Rodrigues, Coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa | Inspiramais - Atua como consultor na área de design de produto, é coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa do Inspiramais, consultor do Instituto By Brasil e curador do projeto Design Vision do Instituto Focus.

17h30

MESA REDONDA: Como quebrar Paradigmas no Relacionamento entre
Equipes Criativas e de Produção – Experiências de Sucesso

Adriana Bernardino – Designer Têxtil | Estúdio ABelha e Professora de Estamparia e Teoria da Cor | Faculdade de Moda Santa Marcelina - Estilista formada pela Faculdade Santa Marcelina (2006) com ênfase em ilustração e design têxtil e pós-graduada em Direção de Criação de Moda pela Fundação Armando Álvares Penteado (2010). Professora especialista na disciplina Estamparia I e Estamparia II para a Faculdade Santa Marcelina para o 5º e 6º semestre. Professora especialista na disciplina Teoria da Cor I e Teoria da Cor II para a Faculdade Santa Marcelina para o 3º e 4º semestre. Professora especialista na disciplina Superfícies Têxteis para a Pós Graduação Moda e Criação na Faculdade Santa Marcelina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Moda e Estamparia. Atua há mais de 10 anos como designer de superfícies para marcas renomadas da moda brasileira, dentre elas Hering, C&A, Iódice, Carmim, Forum, Fashion Up, Mob, Sandálias Ipanema, Bobinex e etc, adquirindo experiência em criação, produção e acompanhamento dos processos têxteis. É uma das designers colaboradoras do bureau de tendências têxteis internacional Texitura Magazine. Tem parceria com a revista Zupi, ministrando cursos e palestras em diversos estados e no evento de criatividade Pixel Show, além da participação em eventos e cursos realizados pelo SESC São Paulo. Atualmente está a frente de projetos autorais sobre pesquisa e criação de uma estamparia contemporânea e funcional. 

Frederico Maradeia – Gerente Nacional de Vendas | Companhia Industrial Cataguases - Bacharel em Engenharia de Produção, com MBA em Gerenciamento de Projetos, ambos pela UNIS. Possui ainda Master Business Administration (MBA) em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Reúne mais de 12 anos de experiência na indústria têxtil, com sólidos conhecimentos na gerência industrial e comercial. Foco na oferta de solução aos clientes potencializando as demandas de acordo com a estrutura industrial.   Especialista no beneficiamento têxtil, com ênfase em estamparia (rotativa e digital), tinturaria (tecidos e fios), acabamentos (químicos e físicos). Desenvolveu ao longo dos anos expertise nas metodologias de trabalho e padronização dos processos.

Robson Xavier de Carvalho - Diretor | Cor e Processo - Há 27 anos no mercado gráfico, é graduado pela Faculdade Senai de Tecnologia Gráfica e tem certificação internacional G7 Expert. Já atuou na área comercial e na técnica de softwares e máquinas, no chão de fábrica de gráficas e em agência de propaganda. Também já lecionou sobre temas da área gráfica e de impressão. Há quatro anos, criou a “Cor e Processo”, uma consultoria técnica e revenda de softwares para todas as áreas de impressão com ênfase em controle de cores, de processos e automação.

 

*Programação sujeita a alterações 



13h50

Abertura dos Trabalhos pelo Presidente de Mesa

14h00

DIGITALIZAÇÃO DO MERCADO TÊXTIL
Pesquisa – Digitalização do Mercado Têxtil:
Evolução tecnológica dos equipamentos, da confecção ao industrial

Fábio Tolosa Miranda - Gerente Regional de Negócios - LFP | RBM LFP| EPSON
Formado em administração de Empresas pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) em 2010. Com 5 anos de experiência no mercado de fabricação de tintas para serigrafia e digital somados a 8 anos de experiência em impressão digital têxtil para sublimação. Com vasto conhecimento de hardware de impressão, gerenciamento de cor, software RIP de impressão digital e homologação de processos.

15H10

Confecção 4.0

16h20

MESA REDONDA: Sustentabilidade na Indústria Têxtil – Tendências e Certificações

17h30

MESA REDONDA: Review Feira ITMA 2019 - Tendências Tecnológicas na Indústria Têxtil

Pedro Dupláa – Diretor Comercial | ARTZONE ARTE & TECNOLOGIA / DELPHOS (moderador)
Desenvolve habilidades em decodificação humana, comercial criativo e impressão digital. Através de alianças B2B e B2C, mentoria, coach, consultoria, palestras e cursos, ajuda pessoas e empresários a se conhecerem mais, elevando assim seu estado de riqueza espiritual e empoderamento sobre a vida.  ArtZone Arte & Tecnologia - Agente Lubrizol Digital Brasil – Diamond Dispersions e PrintRite DP. CENART – Centro de Arte e Tecnologia – Uma ponte entre o pensamento linear e o pensamento multidimensional. DELPHOS – Rede de Inteligência Criativa – Diretor Comercial.

 

*Programação sujeita a alterações

13h50

Abertura dos Trabalhos pelo Presidente de Mesa

14h00

Estamparia Digital x Estamparia Analógica

Herculano Ferreira - Diretor Técnico | ARTZONE 
Artista Visual formado na Escola Guignard. Fundação Escola Guignard / UEMG: Professor de Serigrafia e de Estética (12 anos), Diretor (9 anos). Professor visitante de várias instituições: ECA /USP, UFES, UF Uberlândia, UF Goiânia, MAM RJ, Festival de Inverno UFMG – Ouro Preto e Diamantina. Especialista e pesquisador em impressão analógica e digital desde 1990. Consultor de várias empresas do setor de moda e impressão desde 1983.

15h10

Cenário e tendências do Mercado de Impressão Digital Têxtil

• Impressão digital têxtil no Mundo
• Tendências mercadológicas
• Novos modelos de negócio

Felipe Sanchez - CEO | GLOBAL QUÍMICA & MODA
Formado em Administração de Empresas pela PUC - SP e pós-graduado em Gestão de Projetos pela FAAP, é empresário desde os dezessete anos, quando fundou sua empresa no segmento têxtil e digital, a Global Química & Moda, maior empresa brasileira de distribuição de tintas digitais têxteis, onde está à frente como CEO.

16h20

Técnicas em Impressão Digital – Aplicações, Dicas e Desafios

17h30

TALK SHOW com Empreendedores de Estamparia Digital

Henri Kanj – Fundador | BuscaTêxtil

Eduardo Cristian  CEO | Black West
Ao longo de sua vida profissional, passou por diversas experiências. Trabalhou na área comercial durante anos, desde venda de tratores até sua primeira oportunidade na área de confecção, a qual se encontrou e decidiu se tornar a maior autoridade em confecção do Brasil. Durante 12 anos, passou por diversas confecções, passando pela produção, processos e pela área comercial. Desenhou para várias marcas no Brás, enquanto não tinha capital para criar sua própria marca, até que tomou a decisão de encontrar um sócio que pudesse viabilizar seu sonho.  Em 2013, encontrou seu sócio que também compartilhava o sonho de montar uma marca de sucesso. A partir de então, todos os seus conhecimentos foram aplicados em busca deste sonho. Hoje, Eduardo possui, junto ao seu sócio, a marca de roupa masculina que mais cresceu nos últimos 4 anos, onde já foi produzido mais de 3 milhões de pecas e possui hoje, aproximadamente, 400 colaboradores. A marca já chegou a: 07 lojas próprias; 30 franquias e mais de 1.000 pontos de vendas em todo Brasil.

 

*Programação sujeita a alterações

10h20

Abertura dos Trabalhos pelo Presidente de Mesa

10h30

Como escolher o Equipamento mais adequado – Fluxo de Trabalho na Impressão Digital Têxtil

Utilizando um infográfico serão apresentadas as diversas formas de imprimir têxteis, considerando os equipamentos necessários para cada tipo de tecido, quantidade ou demanda. 

• Primeira etapa: qualidade da imagem - Softwares de desenho, separação de cores, gerenciamento de cores e RIP
• Segunda etapa: tecido - Pré-tratamentos e equipamentos para aplicação. Quando usar corantes ou Pigmentos conforme tecido escolhido.
• Terceira etapa: Impressão - Tipos de impressoras, velocidades, larguras, número de cores, malha ou tecido plano.
• Quarta etapa: Pós-tratamento – Equipamentos

Sarah Caldas – Especialista em Engenharia e Agente Brasil | AVA CAD CAM GROUP / DELPHOS
Engenheira Mecânica, responsável por demonstrações, treinamento e vendas da empresa AVA.

11h40

Modelos de Estamparia para confecções

12h50

Como o ganhar dinheiro com Sublimação

Nilton Tscherne, Professor | PORTAL SUBLIMÁTICO
Idealizador do Portal Sublimático, o maior canal para pequenos empreendedores da América Latina. Em 2001 participou do projeto da primeira impressora A4 sublimática do Brasil e em 2009 criou o primeiro fórum brasileiro sobre o assunto. Autor do manual digital “Primeiros Passos na Sublimação de Produtos”. Ministra cursos e treinamentos desde 2003.

14h00

Diferenciação No Mercado Têxtil – Experiências De Sucesso

Cláudio Silva, Sócio Proprietário | Camisetas Rápido
Especializado em área comercial. Atuou em empresas como Antarctica, Ambev, Reimassas e Multi Gestão Comercial. Iniciou sua carreira profissional como vendedor, passando a supervisor de vendas, chegando a Gerente Regional e Diretor Comercial, cargos que lhe deram larga experiência em canais de Varejo e Atacado. Atuou como Consultor Comercial para diversas empresas e comércios de bens e serviços. Tornou-se empreendedor em 2012, fundando a Camisetas Rápido, empresa dedicada a produtos personalizados e ainda hoje, quando convidado, presta serviço de consultoria para empresas do segmento.

 

*Programação sujeita a alterações

Adriana Bernardino – Designer Têxtil | Estúdio ABelha e Professora de Estamparia e Teoria da Cor | Faculdade de Moda Santa
Marcelina
- Estilista formada pela Faculdade Santa Marcelina (2006) com ênfase em ilustração e design têxtil e pós-graduada em
Direção de Criação de Moda pela Fundação Armando Álvares Penteado (2010). Professora especialista na disciplina Estamparia I
e Estamparia II para a Faculdade Santa Marcelina para o 5º e 6º semestre. Professora especialista na disciplina Teoria da Cor I e Teoria
da Cor II para a Faculdade Santa Marcelina para o 3º e 4º semestre. Professora especialista na disciplina Superfícies Têxteis para a
Pós Graduação Moda e Criação na Faculdade Santa Marcelina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Moda e Estamparia. Atua há mais de 10 anos como designer de superfícies para marcas renomadas da moda brasileira, dentre elas Hering, C&A, Iódice, Carmim, Forum, Fashion Up, Mob, Sandálias Ipanema, Bobinex e etc, adquirindo experiência em criação, produção e acompanhamento dos processos têxteis. É uma das designers colaboradoras do bureau de tendências têxteis internacional Texitura Magazine.
Tem parceria com a revista Zupi, ministrando cursos e palestras em diversos estados e no evento de criatividade Pixel Show, além da participação em eventos e cursos realizados pelo SESC São Paulo. Atualmente está a frente de projetos autorais sobre pesquisa e
criação de uma estamparia contemporânea e funcional. 



Claudia M. T. Boucault,
Designer Têxtil – Canal Ateliê Marambi - Designer Têxtil na Empresa Panorama com ênfase em pintura
manual de superfícies: tecido, papel, tela, seda, aquarela, madeira, entre outros materiais. Para criação de estampas digital localizada
e corrida. Consultoria na empresa ACRILEX para testes e desenvolvimento de produtos. Criação de técnicas e Passo a Passo para programas de TV, Internet, Catálogos e Manual de Produtos. Canal no YouTube: Ateliê Marambi  com aulas e técnicas de pintura
manual.



Cláudio Silva,
Sócio Proprietário | Camisetas Rápido - Especializado em área comercial. Atuou em empresas como Antarctica,
Ambev, Reimassas e Multi Gestão Comercial. Iniciou sua carreira profissional como vendedor, passando a supervisor de vendas,
chegando a Gerente Regional e Diretor Comercial, cargos que lhe deram larga experiência em canais de Varejo e Atacado. Atuou
como Consultor Comercial para diversas empresas e comércios de bens e serviços. Tornou-se empreendedor em 2012, fundando
a Camisetas Rápido, empresa dedicada a produtos personalizados e ainda hoje, quando convidado, presta serviço de consultoria
para empresas do segmento.


Eduardo Cristian – CEO | Black West - Ao longo de sua vida profissional, passou por diversas experiências. Trabalhou na área
comercial durante anos, desde venda de tratores até sua primeira oportunidade na área de confecção, a qual se encontrou e decidiu se tornar a maior autoridade em confecção do Brasil. Durante 12 anos, passou por diversas confecções, passando pela produção,
processos e pela área comercial. Desenhou para várias marcas no Brás, enquanto não tinha capital para criar sua própria marca, até
que tomou a decisão de encontrar um sócio que pudesse viabilizar seu sonho.  Em 2013, encontrou seu sócio que também
compartilhava o sonho de montar uma marca de sucesso. A partir de então, todos os seus conhecimentos foram aplicados em busca
deste sonho. Hoje, Eduardo possui, junto ao seu sócio, a marca de roupa masculina que mais cresceu nos últimos 4 anos, onde já foi produzido mais de 3 milhões de pecas e possui hoje, aproximadamente, 400 colaboradores. A marca já chegou a: 07 lojas próprias; 30 franquias e mais de 1.000 pontos de vendas em todo Brasil.



Fábio Tolosa Miranda - Gerente Regional de Negócios - LFP | RBM LFP| EPSON - Formado em administração de Empresas pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) em 2010. Com 5 anos de experiência no mercado de fabricação de tintas para serigrafia
e digital somados a 8 anos de experiência em impressão digital têxtil para sublimação. Com vasto conhecimento de hardware
de impressão, gerenciamento de cor, software RIP de impressão digital e homologação de processos.



Frederico Maradeia
– Gerente Nacional de Vendas | Companhia Industrial Cataguases - Bacharel em Engenharia de Produção,
com MBA em Gerenciamento de Projetos, ambos pela UNIS. Possui ainda Master Business Administration (MBA) em Marketing pela
Fundação Getúlio Vargas. Reúne mais de 12 anos de experiência na indústria têxtil, com sólidos conhecimentos na gerência industrial
e comercial. Foco na oferta de solução aos clientes potencializando as demandas de acordo com a estrutura industrial.   Especialista no beneficiamento têxtil, com ênfase em estamparia (rotativa e digital), tinturaria (tecidos e fios), acabamentos (químicos e físicos). Desenvolveu ao longo dos anos expertise nas metodologias de trabalho e padronização dos processos.




Herculano Ferreira - Diretor Técnico | ARTZONE - Artista Visual formado na Escola Guignard. Fundação Escola Guignard / UEMG: Professor de Serigrafia e de Estética (12 anos), Diretor (9 anos). Professor visitante de várias instituições: ECA /USP, UFES, UF Uberlândia, UF Goiânia, MAM RJ, Festival de Inverno UFMG – Ouro Preto e Diamantina. Especialista e pesquisador em impressão analógica e digital desde 1990. Consultor de várias empresas do setor de moda e impressão desde 1983.




Nilton Tscherne, Professor | PORTAL SUBLIMÁTICO - Idealizador do Portal Sublimático, o maior canal para pequenos
empreendedores da América Latina. Em 2001 participou do projeto da primeira impressora A4 sublimática do Brasil e em 2009 criou
o primeiro fórum brasileiro sobre o assunto. Autor do manual digital “Primeiros Passos na Sublimação de Produtos”. Ministra cursos e treinamentos desde 2003.



Pedro Dupláa – Diretor Comercial | ARTZONE ARTE & TECNOLOGIA / DELPHOS (moderador) - Desenvolve habilidades em
decodificação humana, comercial criativo e impressão digital. Através de alianças B2B e B2C, mentoria, coach, consultoria, palestras e cursos, ajuda pessoas e empresários a se conhecerem mais, elevando assim seu estado de riqueza espiritual e empoderamento sobre
a vida.  ArtZone Arte & Tecnologia - Agente Lubrizol Digital Brasil – Diamond Dispersions e PrintRite DP. CENART – Centro de Arte e Tecnologia – Uma ponte entre o pensamento linear e o pensamento multidimensional. DELPHOS – Rede de Inteligência
Criativa – Diretor Comercial.



Robson Xavier de Carvalho - Diretor | Cor e Processo - Há 27 anos no mercado gráfico, é graduado pela Faculdade Senai de
Tecnologia Gráfica e tem certificação internacional G7 Expert. Já atuou na área comercial e na técnica de softwares e máquinas, no chão de fábrica de gráficas e em agência de propaganda. Também já lecionou sobre temas da área gráfica e de impressão. Há quatro anos, criou a “Cor e Processo”, uma consultoria técnica e revenda de softwares para todas as áreas de impressão com ênfase em controle de cores, de processos e automação.





Sarah Caldas – Especialista em Engenharia e Agente Brasil | AVA CAD CAM GROUP / DELPHOS - Engenheira Mecânica, responsável por demonstrações, treinamento e vendas da empresa AVA.