Palestras, painéis e experiências práticas mostram como ferramentas digitais estão sendo incorporadas à rotina de negócios criativos e produtivos
A edição 2025 da FuturePrint chega ao Distrito Anhembi entre os dias 16 e 19 de julho reunindo os principais nomes e tendências do mercado de impressão, comunicação visual e têxtil. Neste ano, a tecnologia e a inteligência artificial ganham protagonismo, com uma programação voltada à transformação digital dos negócios. Com foco na aplicação prática e no acesso democrático ao conhecimento, a feira reforça seu papel como um ponto de encontro essencial para profissionais que buscam se atualizar e acelerar sua entrada no futuro do setor.
No Fórum FuturePrint, diversos painéis abordam as novas ferramentas digitais como suporte para aumentar performance, engajamento e eficiência. Um dos destaques é a palestra “IA para Instagram”, com P.H. Oliveira (Escola PhD de Impressão), que discute como estratégias de personalização e automação podem impulsionar negócios em nichos criativos. Outro momento relevante é a participação de Paolla Crestani (ABCV e CV Unida), que apresenta o uso de tecnologia como fator de capacitação e excelência para empreendedores da comunicação visual. Já Laisla Lopes (aSuper Arts) compartilha sua experiência de como aplicar recursos visuais, emocionais e digitais para conquistar o público feminino e transformar marketing em vendas.
No Talks FutureTêxtil, a inteligência artificial é tratada como aliada para inovação criativa e otimização de processos. Paulo Neves, professor e especialista em IA, conduz a palestra “Criatividade Otimizada: Como a IA potencializa processos na moda e estamparia”, trazendo aplicações reais da tecnologia na produção de estampas. Camilla Borelli (EACH USP / ABTT) também contribui com uma abordagem sobre como a digitalização pode colaborar com práticas sustentáveis na indústria têxtil, enquanto Sarah Caldas (AVA CAD CAM / ABTT-SP) explora as integrações entre software e criação com propósito. Ainda dentro dessa linha, o painel “Moda com Inteligência: do desenho ao ponto de venda” mostra como dados, automação e análise preditiva se conectam ao design e ao consumo final.
Além dos conteúdos diretamente voltados à IA, outros temas como corte a laser, impressão 3D e automação de processos produtivos aparecem ao longo da programação como parte de um ecossistema de modernização. Especialistas como Octavio Abate (Letrajato) e Matheus Pivatti (Letra Caixa do Zero) discutem como a impressão 3D pode transformar o modelo de negócios na comunicação visual. Esses debates são reforçados por nomes como Rodrigo Cardoso (Personalizando Ideias), que mostra o potencial do corte a laser como porta de entrada para negócios criativos, e por painéis sobre uso estratégico de softwares de gestão para aumentar produtividade e reduzir custos.
“A inteligência artificial e as novas tecnologias já fazem parte do dia a dia de quem empreende no setor. Nosso objetivo é abrir espaço para que esses temas sejam discutidos com clareza e aplicabilidade, ajudando os profissionais a entenderem como incorporar inovação de forma acessível e eficiente em seus negócios”, afirma Yeda Monteiro, Business Manager da FuturePrint.
Ao incluir a tecnologia como um eixo transversal em suas atividades, a FuturePrint reafirma seu papel como plataforma de transformação e atualização profissional. A feira é o lugar ideal para quem busca conhecimento acessível, inovação com propósito e soluções reais para enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução.
Compromisso com a sustentabilidade
A FuturePrint, organizada pela Informa Markets, reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e, em 2025, amplia suas metas de responsabilidade ambiental por meio de uma série de ações concretas, dentre as quais, estão: a reutilização de mais de 80% dos carpetes utilizados na montagem da feira; o uso exclusivo de iluminação LED nos estandes oficiais; o incentivo para que expositores adotem estruturas sustentáveis; a instalação de diversos pontos de coleta seletiva em todo o pavilhão e o apoio contínuo ao projeto social “Quebrada Alimentada”, do restaurante Mocotó, que fornece refeições para famílias em situação de vulnerabilidade na Zona Norte de São Paulo.
Sobre a FuturePrint
A FuturePrint é o maior e mais completo evento de tecnologia de impressão para os mercados de comunicação visual, impressão digital, têxtil, sublimação e serigrafia da América Latina. A feira reúne as principais marcas do setor e promove a conexão entre fabricantes, distribuidores, prestadores de serviços e profissionais criativos, oferecendo uma plataforma de lançamentos, geração de negócios e formação de conhecimento.
Serviço
FuturePrint 2025
Local: Distrito Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 2.799 - Portão 29 – Santana – São Paulo/SP. CEP: 02001-900.
Data: 16 a 19 de julho de 2025. Quarta a sexta, das 13h às 20h. Sábado, das 10h às 17h.
Entrada gratuita
Inscrições: https://www.feirafutureprint.com.br/pt/landing-pages/inscricao.html
Site oficial: www.feirafutureprint.com.br
Informações para Imprensa - Tudo em Pauta
Alex Olobardi | (11) 99254-4604 – [email protected]
Erika Digon | (11) 99953-1048 – [email protected]