FuturePrint is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

Informa
Informa

BOLETIM FUTUREPRINT 03

Sustentabilidade e lançamentos de produtos marcaram o terceiro dia da FuturePrint

Discussões sobre precificação no mercado de Comunicação Visual, lançamento de tintas fluorescentes e vencedores do Prêmio Estande Sustentável foram destaques em 14 de julho.

 

A 31ª. Edição da FuturePrint continua apresentando mais novidades e fortalecendo o segmento da comunicação visual, sinalização, impressão 3D, impressão digital têxtil, serigrafia, brindes e materiais promocionais.  Nesta sexta-feira, (14), destacamos a Sala de Crédito, palestra do Fórum FuturePrint, o Prêmio Estande Sustentável e conversamos com mais um fornecedor sobre os lançamentos.

Confira os destaques

 

Sala de Crédito facilita acesso a financiamentos para empresas

A FuturePrint, maior feira da América Latina nos segmentos de serigrafia, sublimação, comunicação visual e impressão digital têxtil, está oferecendo um espaço exclusivo para auxiliar empresas expositoras e visitantes a encontrarem as melhores condições de financiamento. Coordenada por José Roberto Damasceno, da Fiesp Micro, Pequena e Média Indústria, a Sala de Crédito é uma iniciativa que conta com o apoio institucional da Fiesp, Abigraf, Sebrae e Senai e reúne seis agentes financeiros.

O objetivo dessa iniciativa é orientar e apoiar as empresas interessadas em adquirir equipamentos e insumos para seus negócios. Com atendimento personalizado, a Sala de Crédito oferece orientações sobre produtos de crédito, taxas e simulações adequadas às necessidades de cada empresa, além de fornecer atendimento empresarial e orientações de gestão.

O acesso às soluções oferecidas pela Sala de Crédito é simples: basta dirigir-se ao local e apresentar as informações necessárias. Nos primeiros dias da feira, registrou-se um número significativo de mais de 50 atendimentos, o que mostra a importância desse espaço em auxiliar as empresas a encontrarem soluções financeiras adequadas.

 

Fórum FuturePrint promove discussão sobre por que não vender por metro quadrado

A principal unidade de medida para a composição do preço de um serviço em comunicação visual, serigrafia e sublimação é o metro quadrado. Mas será que esse formato garante a margem de lucro ou é tão obsoleto que causa prejuízo para a empresa? Na palestra “Por que você não deve vender por metro quadrado na comunicação visual”, Rafael Ahmann, CEO da Holdprint Sistemas (@rafaelahmann), apresentou nesta quinta, 14, um modelo de negócios para organizar a composição de preço destacando algumas variáveis.

A palestra começou falando sobre como se consolidou a composição de preço através do metro quadrado e isso aconteceu por conta da medida da matéria-prima. Uma lona, por exemplo, é vendida por metro quadrado e a unidade se estendeu para os produtores do setor. No entanto, como saber se você lucra ou está no prejuízo ao construir um orçamento para o cliente?

A maneira indicada por Ahmann é compreender todos os custos que a empresa tem e, com isso, através de um software ou planilha, consolidar todas as entradas e saídas a partir de um centro de custos. O cálculo é pensado em três pilares: custos administrativos (departamentos, salários, água, luz, encargos), os custos com matéria-prima e incluir a margem de lucro.

“Na realidade a gente já avançou muito. Há 10, 15 anos atrás, era irreal pensar e discutir o que pensamos. Hoje, praticamente todos os empresários aqui do Brasil já sabem lá no seu inconsciente que aquele formato não dá certo. Eles ainda não sabem como a grande maioria, mas devido a tanto conteúdo, tanta informação, “Na realidade a gente já avançou muito. Há 10, 15 anos atrás, era irreal pensar e discutir o que pensamos. Hoje, praticamente todos os empresários aqui do Brasil já sabem lá no seu inconsciente que aquele formato não dá certo. Eles ainda não sabem como a grande maioria, mas devido a tanto conteúdo, tanta informação, no reaproveitamento e reutilização de materiais. Flexmag e Bogdan (Categoria Verde – Até 20m²); Plastireal e P4Mix (Categoria Amarelo – de 21 a 49m²), HP do Brasil e Next Eventos (Categoria Azul - 50 a 99m²); e Imprimax e Projetando Eventos (Categoria Branco – Acima de 100m²).

Para Roberto Barth, da Flexmag, é muito importante a preservação do planeta através das ações. “Conversei hoje com um recolhedor de papel usado que, enquanto carregava o papelão, comentou sobre a importância da preservação. É melhor fazer um estande menor e mais simples, reutilizando materiais, do que não pensar no futuro do planeta”.

Em seu segundo ano na FuturePrint, a Plastireal recebeu o reconhecimento de estande sustentável, na Categoria Amarela, o que para Vinícius Guerra, gerente comercial é motivo de muita alegria. “A gente ter esse reconhecimento demonstra a preocupação da empresa e sustentabilidade é um dos nossos pilares”.

Na categoria Azul, a HP do Brasil e a Next Eventos celebram o reconhecimento e destacam o reaproveitamento no estande. “Além de fornecedor, nós somos clientes e entendemos o pensamento na HP. Aqui no estande, parte do mobiliário, assim como o piso foram reutilizados”, destaca Sergio Giatti, da Next Eventos. Para Edissa Furlan, gerente de marketing da HP do Brasil, a sustentabilidade está no DNA da marca e é pioneira ao recolher cartuchos e produzir impressoras com materiais reciclados. “Nós usamos a nossa forma de pensar não só nos produtos, mas na forma como fazemos negócios, inclusive nos eventos”, enfatiza Furlan.

No estande acima de 100m², as vencedoras foram a Imprimax com a montadora Projetando Eventos. A importância da reutilização e a escolha do layout em formato de containers foi destacada por Cleber Orsioli, gerente de marketing da Imprimax. “O projeto de containers é uma forma de reutilização em vários eventos do ano. Ele facilita a logística e o que precisa ser modificado ou é convertido para outra função ou é descartado da maneira correta. Inclusive, a gente tem o ISSO 14001”.

 A Informa Markets promove o Prêmio Estande Sustentável 2023 como uma iniciativa para valorizar as práticas sustentáveis das empresas expositoras e de suas montadoras. Os vencedores recebem um certificado e todos os participantes que obtiveram nota igual ou superior a 60 (50%) receberam o selo “Estande Sustentável 2023”, que poderá ser usado após o evento em qualquer meio de comunicação.

Além disso, todas as empresas que se inscreveram e responderam ao questionário receberam o selo “Empresa Participante do Prêmio Estande Sustentável 2023”. 

 

Sublimação em Ação discute cuidados diários com tintas sublimáticas e aspectos para a compra de materiais

O espaço dedicado a workshops sobre o mundo da sublimação, recebeu em uma das suas palestras PH Oliveira e Felipe Roth para falarem sobre os cuidados diários com as tintas sublimáticas e DTF (Direct-to-film, ou seja, tecnologia que permite personalizar qualquer têxtil).

Segundo PH Oliveira, o conhecimento para o empreendedor é fundamental desde o planejamento até a compra de materiais. “Tenho vários cases de pessoas que compraram equipamentos para fazer certo tipo de trabalho, sendo que quando ele vai para a prática, aquele material, aquele equipamento não funciona para aquela técnica”.

Entre os exemplos apresentados, aprender a dimensionar a compra de equipamentos e os cuidados com a matéria-prima são fundamentais.  “É super clássico, né? Quando não se tem conhecimento, ou seja, não se aprofunda na área de atuação, a compra de equipamentos pode ser maior, menor, ou desnecessária. Por exemplo, para fazer um copo long drink, compra uma prensa cilíndrica de sublimação onde o ideal seria ou uma prensa transfergiro pro transferlaser ou uma cilíndrica serigrafia. Ou seja, o conhecimento é a base de tudo”, enfatiza Oliveira.

 

Entrevista: Nascimento Rocha, Gênesis Tintas.

No terceiro dia de Future Print, conversamos com Nascimento Rocha, da Gênesis Tíntas, sobre os lançamentos apresentados na feira, e as novidades do setor. Confira entrevista:

FuturePrint: Vocês hoje apresentaram alguns lançamentos e pré-lançamentos. Como foi a palestra?

Nascimento Rocha: Na palestra de hoje, mostramos lançamentos que a Gênesis vai fazer por volta dos meses de agosto e setembro. Tintas em cores e efeitos especiais diferenciados. Um exemplo é a tinta fosforescente, que todo mundo conhece na cor verde e hoje apresentamos para lançamento a cor amarela, azul e teremos ainda mais cores. Outra novidade são as tintas termocrômicas, que mudam de cor de acordo com a temperatura. Nós mostramos aqui para o público uma tinta que é verde escuro quase preto e no calor ela se transforma em um Verde Fluorescente bem clarinho, uma tinta laranja que fica amarela, uma tinta preta que fica incolor transparente. Essas são algumas das novidades que nós estamos trazendo aqui em primeira mão para o mercado da serigrafia.

FP: O tipo de tecido influencia ou é só a temperatura que modifica o resultado nesse tipo de tinta?

NR: A tinta pode ser aplicada em qualquer tecido. Tem tintas que são feitas com bases transparentes, então, elas necessitam de uma base branca embaixo. Tem cores que só podem ser aplicadas ou em tecidos claros ou tecidos de qualquer cor com a base branca por baixo. Mas a cor do tecido ou algum material não altera o efeito da tinta.

FP: Como que vocês chegaram nessa pesquisa?

NR: A Gênesis é pioneira no mercado brasileiro em trazer novidades para serigrafia. Então, nós estamos em constante pesquisa de mercado. Temos o Guilherme, que é responsável por esse tipo de pesquisa e desenvolvimento, e está constantemente em viagens para fora do Brasil procurando essas novidades para trazermos em primeira mão para o mercado brasileiro.

FP: E tudo é produzido 100% no Brasil? A fábrica de vocês fica onde?

NR: Tudo. A matéria-prima, na maioria absoluta vem de fora, mas o produto todo é produzido no Brasil. Temos nossas fábricas em Guarulhos e Fortaleza.

FP: Agora falando sobre sustentabilidade, tem algum eixo que a Gêneses já atua?

NR: A Gênesis é a única empresa de tintas do Brasil que tem os certificados de qualidade NBR ISO 9001:2015 e NBR ISO 14001:2015. Além de também termos o certificado Eco Passaport by OEKO-TEX, garantindo que o nosso produto não é tóxico e somos uma empresa com preocupação ecológica.

Confira mais informações e a cobertura no instagram @feirafutureprint

 

Serviço

FuturePrint 2023

Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo/SP.

Datas: 12 a 15 de junho de 2023. Quarta a sexta, 13h às 20h. Sábado, 10h às 17h.

Regulamento: https://marketing.lojaimprimax.com.br/dwb-2023

Ingressos: Grátis. 

Credenciamento (individual, para caravanas ou universidades):  https://www.feirafutureprint.com.br/pt/landing-pages/inscricao.html

Site: www.feirafutureprint.com.br

Link para inscrição no Prêmio Estande Sustentável 2023: https://www.feirafutureprint.com.br/pt/solucoes/ja-sou-expositor/Premio-Estande-Sustentavel.html

 

Contato com a imprensa

Alex Olobardi | (11) 99254-4604 – [email protected]

Marcelo Guaré | (11) 99131-8322 – [email protected]

Erika Digon | (11) 99953-1048 – [email protected]

E-mail: [email protected]