This site is part of Informa PLC

This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 3099067.

Informa logo

Boletim FuturePrint - Dia 4

A edição comemorativa de 35 anos da FuturePrint se despediu do público neste sábado (19), no Distrito Anhembi, com programações intensas e estandes lotados. Um dos grandes destaques foi a final do primeiro campeonato de serigrafia do Brasil, o “Rodo de Ouro”, que premiou a equipe vencedora com R$ 10 mil e o prestigiado troféu.

Outro momento de destaque foi o encerramento da 6ª edição do Decor Wrapping Brazil, promovido pela Imprimax, que surpreendeu com provas inspiradas na série Round 6 e uma premiação total acima de R$ 35 mil.

O último dia também confirmou o crescimento do setor de impressão 3D na comunicação visual. A palestra de Flávio Santos, da Comunicação 3D, reuniu um público expressivo e reforçou que o momento é ideal para investir na tecnologia. No pavilhão, empresas como 3D Brothers, 3D Lab e LetraJato destacaram a alta procura por soluções em impressão tridimensional. As empresas destacaram a grande movimentação e vendas expressivas, confirmando o retorno  para 2026.

A próxima edição da FuturePrint será de 14 a 17 de julho de 2026, de terça a sexta, no Distrito Anhembi.  


Confira os destaques do último dia de evento

FÓRUM FUTUREPRINT

Laisla Lopes traz reflexões sobre como vender para mulheres com conexão, visual e emoção

No Fórum FuturePrint, a convidada apresentou estratégias digitais e emocionais que constroem autoridade e geram vendas com autenticidade

Como atrair, conquistar e fidelizar mulheres no ambiente digital? Essa foi a provocação central da palestra “Como Vender Para Elas: Estratégias Visuais, Emocionais e Digitais que Convertem”, apresentada por Laisla Lopes, estrategista de marca e fundadora da aSuper Arts. Reunindo dados de comportamento, ciência do consumo e técnicas de marketing humanizado, Laisla apresentou um panorama atual sobre o poder da prova social, do visual e da conexão emocional para transformar seguidores em clientes fiéis.

Segundo a especialista, 90% das informações processadas pelo cérebro são visuais e 85% das decisões de compra são emocionais. Ou seja, o impacto de um bom design e de uma comunicação verdadeira é decisivo nos primeiros três segundos de contato com a marca. E quando o público-alvo é feminino, a empatia ganha ainda mais força: “A mulher empreendedora quer ver outras como ela usando, elogiando, indicando. Prova social é espelho, não ostentação”, destacou.

A palestra também apresentou um mapeamento das redes sociais mais eficazes conforme o objetivo de marca: Instagram para vendas visuais, TikTok para alcance, LinkedIn para autoridade, WhatsApp Business para vendas ágeis e Pinterest/YouTube para tráfego. Mas, além da plataforma certa, o que fideliza é o atendimento. Laisla reforçou que 70% das clientes desistem de comprar por falta de conexão, não por preço. “Hoje, quem responde com o coração na velocidade do clique ganha a venda, o carinho e a indicação.”


CAMPEONATOS E RESULTADOS

Grande final do Rodo de Ouro consagra os melhores serígrafos do Brasil

 A equipe vencedora conquistou troféu, prêmio de R$ 10 mil e visibilidade no setor

A grande final do campeonato “Rodo de Ouro” aconteceu no último dia da FuturePrint 2025 e consagrou os melhores serígrafos do Brasil em uma disputa acirrada de técnica e precisão. As equipes foram avaliadas por jurados especializados em critérios como tempo de produção, encaixe da estampa, cobertura de tinta, precisão nas cores e acabamento.

A equipe que levou a melhor no primeiro campeonato de serigrafia do Brasil,  foi a Apocalypse, com 57 minutos e 30 segundos. O sucesso da primeira edição já garantiu planos para a próxima. Segundo a organização do Rodo de Ouro, a competição retorna em 2026 ainda maior.


Imprimax celebra sucesso da 6ª edição do Decor Wrapping Brazil na FuturePrint 2025

A premiação no total  ultrapassa R$ 35 mil 

Durante a FuturePrint 2025, a Imprimax realizou a 6ª edição do Campeonato Decor Wrapping Brazil (DWB) consolidando-se como uma das atrações mais aguardadas da feira. Segundo Igor Paiva, gerente de Market Place da Imprimax, a competição cresce a cada ano — tanto em número de inscritos quanto em visibilidade.

“As inscrições se esgotaram em menos de três dias. A disputa é acirrada, não apenas pelos prêmios, mas pela visibilidade e networking que ela proporciona. Muitos participantes acabam virando parceiros de negócio”, destacou Igor.

Neste ano, o campeonato se inspirou na série Round 6, trazendo provas mais desafiadoras e instigantes para os aplicadores. O vencedor da competição foi André William, com 4.150 pontos e levou pra casa R$ 50 mil em prêmios. 


FACHADA MAKERS

Os desafios para ingressar no mercado de impressão 3D

O CEO da Comunicação 3D, analisa que é o melhor momento para investir no segmento

Flávio Santos, empreende há mais de 15 anos em tecnologia 3D e, há seis anos, ministra treinamentos para empresas de comunicação visual, além de ser CEO da Comunicação 3D.  Hoje, palestrou no Fachada Makers sobre impressão 3D, sobre o crescimento e a aplicabilidade dessa tecnologia no setor de comunicação visual, como melhorar na compra do produto e, o essencial, a paciência para o resultado. 

Segundo Flávio, o mercado passou por uma transformação significativa nos últimos anos. “Há 15 anos, imprimir em 3D era um desafio: máquinas lentas, softwares complexos, tudo muito limitado. Hoje, qualquer pessoa pode ter uma impressora 3D em casa com facilidade, qualidade e agilidade”, comentou.

O empresário ressaltou que o acesso a bibliotecas de arquivos prontos, treinamentos especializados e a evolução das máquinas tornaram a impressão 3D mais acessível e atrativa. “A impressão 3D já não é mais aquela tecnologia de baixa qualidade. Hoje, ela entrega resultados profissionais”, pontuou.

Questionado sobre a saturação do mercado, Flávio foi direto: “Sempre vai ter espaço para quem se especializa. O segredo é ‘nichar’. Se você atende um segmento específico, como odontologia ou arquitetura, você foge da concorrência generalista e se posiciona como especialista.”

Com a palestra lotada, o CEO destaca que o interesse do público só cresce, e isso pressiona os fabricantes a evoluírem. É o melhor momento para investir nessa área.


IMPRESSÃO 3D - UM DOS DESTAQUES DA EDIÇÃO

Empresas de Impressão 3D conquistam espaço na FuturePrint 2025

 3D Brothers,  3D Lab e LetraJato destacam  o interesse do público em conhecer os stands e confirmam participação no próximo ano

A 3D Brothers marcou presença pela primeira vez na FuturePrint, maior feira de comunicação visual da América Latina, com destaque no setor de Impressão 3D. Pamela Cristina, representante de vendas da empresa, destacou a importância do evento: “Para gente é muito importante essa visualização que a FuturePrint dá na marca. A gente veio realmente pensando nisso, na visibilidade que vamos ter depois da feira”.

Especializada na fabricação de filamentos 3D como PLA, PETG e ABS, a 3D Brothers também importa impressoras das marcas Anycubic, Elegoo e é revendedora oficial da Bambulab. Pamela comentou sobre o interesse do público: “O pessoal está bem interessado. Impressão 3D está chamando muita atenção ultimamente, tem gente curiosa, querendo fechar negócio e parcerias”.

Ao longo dos 12 anos de mercado, a 3D Lab também esteve presente pela primeira vez na FuturePrint como a maior empresa de impressão 3D do Brasil, apresentando soluções acessíveis e inovadoras para o setor de comunicação visual. Lara Leide, gerente de marketing da empresa, destacou o propósito da 3D Lab: “A gente quer dar oportunidade para pequenos empreendedores entrarem nesse mercado e ganharem dinheiro também”.

Dedicada à personalização e preocupada com a redução de custos para quem produz letra, caixa e outras aplicações,  a empresa atraiu grande público e destacou que o movimento no stand superou as expectativas. “Tem quatro anos que eu negocio estar na FuturePrint. Então é um sonho realizado mesmo, a gente estar aqui”, comentou Lara. 

Marcando presença desde 2010, a LetraJato empresa fabricante de impressoras 3D para comunicação visual do Brasil, vive um momento de consolidação no mercado de impressoras para comunicação visual. Otávio Abate, CEO da empresa, compartilhou a trajetória da marca e os resultados alcançados nesta edição da feira, que superaram todas as expectativas.

“Após a pandemia, pilotamos o negócio, saindo do XPS Resinado e investindo no desenvolvimento de impressoras de grande formato para letra caixa. No ano passado fizemos nosso primeiro stand focado nesse segmento e, este ano, o resultado foi incrível. Vendemos todo o estoque e estamos negociando entregas até o fim do ano”, destacou Otávio. Diante da alta procura e visibilidade conquistada, a empresa já confirmou participação na próxima edição da FuturePrint, com um stand ainda maior.


Confira mais informações através das redes sociais @feirafutureprint ou do site www.feirafutureprint.com.br

Contato com a imprensa

Anne Damião | (11) 99436-6719 – anne@tudoempauta.com.br

Alex Olobardi | (11) 99254-4604 – alex@tudoempauta.com.br

Erika Digon | (11) 99953-1048 – erika@tudoempauta.com.br